#Vergonha_Rio_Preto

Olha o exemplo de Rio Preto: diante da intenção dos vereadores da Câmara Municipal se auto-aumentar em 75% os salários, criar seis novas vagas nas próximas eleições (alô municípios do Brasil, fiquem atentos à essa maracutaia para 2012) e inventar 266 novos cargos comissionados na prefeitura, o que geraria um incremento de R$ 16,3 milhões de reais ao ano à folha do município… o pessoal se estimulou e se organizou na internet e depois foi para as ruas.

Cidadãos de Rio Preto, interior de São Paulo, conseguiram o que muitos tentam mas não conseguem: transformar um protesto virtual numa ação concreta. Como sabemos, todos os dias surgens “manifestações” e “indignações” virtuais, assim mesmo: entre aspas, que não chegam a cutucar ninguém ou nada na realidade.

Tudo começou com estudantes de uma escola, a COOPEN, que criaram a tal hastag #vergonhaRioPreto no Twitter. A ação virtual gerou adesão e organização de manifestações no mundinho real. No dia da votação da barbaridade, apareceram 500 pessoas para acompanhar a sessão da Câmara (video abaixo) e pressionar os vereadores. Pressionado, o vereador Oscarzinho Pimentel (PPS), presidente da Câmara, encerrou a sessão alegando falta “de condições de trabalho.”

Na manifestação de ontem, apareceram muito mais gente (video acima), segundo a PM, cerca de mil pessoas. Desta vez não foi colocado na pauta a discussão do aumento salarial nem o de novas vagas para vereador em 2012. Mesmo assim, o decreto que cria mais 230 cargos comissionados, não os 266 inicialmente pretendidos, foi aprovado (13 votos a favor X 3 contra).

Há cerca de uma hora, foi criado um grupo no Facebook, que já conta com 80 membros, e um blog. Pelo jeito, a luta continua, dentro e fora da internet.

Na próxima sexta-feira, dia 19, a presidenta Dilma visita Rio Preto para inaugurar um conjunto habitacional do projeto Minha Casa, Minha Vida. O Planalto já estuda medidas de segurança para garantir a tranquilidade da inauguração diante dos cidadãos indignados riopretenses.

Que Rio Preto sirva de exemplo para os outros municípios e cidadãos do Brasil, de protesto firme, livre e justo, como deve ser nas democracias de verdade.

Fonte: http://blogdotas.terra.com.br/2011/08/17/vergonhariopreto/

Category: 0 comentários

0 comentários: